Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) além de começar as aulas na última segunda-feira, está com o edital para benefício socioeconômico (BSE) aberto, é por meio deste que a instituição oferece aos estudantes auxílios financeiros. Podem solicitar o BSE estudantes com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Alunos aprovados no BSE, podem solicitar auxílios transporte e para aquisição de material pedagógico. Estes editais foram abertos em 5 de março e mais informações podem ser acessadas nos de editais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), e verificar os documentos 09/2018 e 10/2018.
Segundo a Prae, o auxílio para a aquisição de materiais pedagógicos consiste em possibilitar aos estudantes acesso aos recursos financeiros para a compra de materiais indicados para as atividades, de modo a proporcionar o alcance do desempenho acadêmico e a permanência do aluno durante o tempo regular do curso. Já o auxílio transporte reduz 50% do valor da passagem estudantil (que já é 50% do valor da passagem regular). Este benefício é válido para dentro de Santa Maria (para alunos que residem no município, mas precisam se deslocar diariamente até a sede do curso).
Resultado para vagas da Escola de Aprendizagem Industrial sai nesta quinta
A estudante Thays Corrêa Ramires, 22 anos, é caloura de Pedagogia e cotista por ter concluído o Ensino Médio na rede pública da Ensino. Ela conta que vai tentar os auxílios para passagem e material. Para ela, as ajudas da UFSM ao estudante, por meio do benefício socioeconômico, é que vão fazer com que ela e muitos outros alunos consigam se manter na instituição.
Segundo a assessoria da UFSM, alunos cotistas e que possuem o BSE recebem, automaticamente, o direito a alimentação gratuita nos Restaurantes Universitários (RUs).
HABITAÇÃO
Pelo BSE da UFSM também é possível solicitar Moradia Estudantil (para alunos que não possuem família residindo no município). Dentre os 19 prédios que a UFSM planeja concluir no campus sede, em Santa Maria, neste ano, há uma ampliação da Casa do Estudante (CEU).
Os alunos que têm BSE, podem solicitar moradia na CEU e enquanto os documentos são avaliados, os estudantes poderão ser instalados na União Universitária.
Resultado da seleção do Fies já pode ser consultado
Segundo a Prae, a casa do Estudante da UFSM é hoje a maior do Brasil e são 2.176 vagas, distribuídas em seis casas. Fora do campus sede, as vagas estão distribuídas em Frederico Westphalen, com 72 vagas, em Palmeira das Missões, com 112 vagas, e Cachoeira do Sul, onde existe um bloco em construção, com 90 vagas.