benefícios

UFSM oferta auxílios a estudantes de baixa renda

Joyce Noronha


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) além de começar as aulas na última segunda-feira, está com o edital para benefício socioeconômico (BSE) aberto, é por meio deste que a instituição oferece aos estudantes auxílios financeiros. Podem solicitar o BSE estudantes com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Alunos aprovados no BSE, podem solicitar auxílios transporte e para aquisição de material pedagógico. Estes editais foram abertos em 5 de março e mais informações podem ser acessadas nos de editais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), e verificar os documentos 09/2018 e 10/2018.

Segundo a Prae, o auxílio para a aquisição de materiais pedagógicos consiste em possibilitar aos estudantes acesso aos recursos financeiros para a compra de materiais indicados para as atividades, de modo a proporcionar o alcance do desempenho acadêmico e a permanência do aluno durante o tempo regular do curso. Já o auxílio transporte reduz 50% do valor da passagem estudantil (que já é 50% do valor da passagem regular). Este benefício é válido para dentro de Santa Maria (para alunos que residem no município, mas precisam se deslocar diariamente até a sede do curso). 

Resultado para vagas da Escola de Aprendizagem Industrial sai nesta quinta

A estudante Thays Corrêa Ramires, 22 anos, é caloura de Pedagogia e cotista por ter concluído o Ensino Médio na rede pública da Ensino. Ela conta que vai tentar os auxílios para passagem e material. Para ela, as ajudas da UFSM ao estudante, por meio do benefício socioeconômico, é que vão fazer com que ela e muitos outros alunos consigam se manter na instituição.

Segundo a assessoria da UFSM, alunos cotistas e que possuem o BSE recebem, automaticamente, o direito a alimentação gratuita nos Restaurantes Universitários (RUs).

HABITAÇÃO
Pelo BSE da UFSM também é possível solicitar Moradia Estudantil (para alunos que não possuem família residindo no município). Dentre os 19 prédios que a UFSM planeja concluir no campus sede, em Santa Maria, neste ano, há uma ampliação da Casa do Estudante (CEU). 

Os alunos que têm BSE, podem solicitar moradia na CEU e enquanto os documentos são avaliados, os estudantes poderão ser instalados na União Universitária.

Resultado da seleção do Fies já pode ser consultado

Segundo a Prae, a casa do Estudante da UFSM é hoje a maior do Brasil e são 2.176 vagas, distribuídas em seis casas. Fora do campus sede, as vagas estão distribuídas em Frederico Westphalen, com 72 vagas, em Palmeira das Missões, com 112 vagas, e Cachoeira do Sul, onde existe um bloco em construção, com 90 vagas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgada a lista de selecionados para curso da Emai Anterior

Divulgada a lista de selecionados para curso da Emai

Próximo

Resultado para vagas da Escola de Aprendizagem Industrial sai nesta quinta

Educação